sábado, 14 de abril de 2012




A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é um ato religioso da Igreja Católica Apostólica Romana, onde é celebrada a primeira vez que a criança cristã recebe o Corpo e o Sangue de Cristo sob a forma de pão e vinho; e recebe pela primeira vez a hóstia que simboliza o corpo de Jesus Cristo.
A hóstia, é um pão sem fermento produzida com água e farinha de trigo, sem adição de fermento ou sal, em forma redonda e com cerca de 3 cm de diametro; a qual deverá ser colocada na boca da criança em momento de oração.
A produção da hóstia que será consagrado pelo sacerdote, ainda é feita de forma artesanal em algumas localidades, mas já existem máquinas para facilitar o processo.
Normalmente, antes da criança cristã receber a Primeira Comunhão, elas têm que passar por um cursinho preparatório denominado como ‘catequese’, onde aprenderá os principios e conhecimentos da Igreja Católica, como os 10 mandamentos, os 7 pecados capitais, os 7 sacramentos, vida e morte de Jesus Cristo, etc.
Também terá que saber responder, entre outras, às seguintes questões: “Quem é Deus?” e “Quem é Jesus Cristo? Para a realização da ‘Primeira Comunhão’ para além de aprender os ensinamentos da Igreja Católica, é necessário que o catequizando faça a confissão dos pecados particularmente com o padre, o que irá permitir que o catequizado, receba a Sagrada Eucaristia .
É uma cerimônia muito bonita e permite que a criança conheça não só os ensinamentos de Deus, bem como também passe a ter um convivio religioso mais efetivo frequentando as missas dominicais, onde poderá encontrar os colegas que com ela fizeram a catequese

Nenhum comentário:

Postar um comentário